terça-feira, 13 de março de 2012

                       O Paciente impaciente

Visitei nesta manhã o paciente Pe Paolino Baldassari no Hospital Santa Juliana.

Quando cheguei ele havia saído para a Fundação Hospitalar para fazer exames cardíacos.

Isso mesmo!. Há três dias sem dormir e com crises esporádicas para respirar o velho padre de 86 anos já fez uma bateria de exames (no sábado, 17, fará outro mais detalhado) do coração e também para verificar possível pneumonia.

Resultado até agora: Pe. Paolino estava sofrendo taquicardia (batimento acelerado do coração) e circulação prejudicada, o que o tem incomodado muito. Devido à má circulação Paolino tem sentido muito frio nos pés.

Para os médicos que o atendem - são dois - o caso de Paolino está sob controle. Ele só precisa cumprir as recomendações à risca.

Visitas

Nesta manhã o Bispo Dom Joaquím e o padre Asfuri fizeram uma visita descontraída a Paolino, mas as orientações do Bispo, mesmo em tom de brincadeira, foram claras: repouso total, restrição a visitas (inclusive as minhas)...

No português claro com sotaque español do Bispo, o paciente impaciente terá que se submeter à hierárquia eclesiástica até se curar totalmente.

-E não fugir do hospital como já fez uma vez - disse Dom Joaquim.

Também esteve com  o paciente impaciente o médico infectologista Alan Areal, que é de Sena Madureira e estava de plantão no hospital.

Alan explicou demoradamente as orientações a Paolino. Ele balaçanva a cabeça afirmativamente que atenderia.

Do velho comigo

O Senhor tá se sentindo bem?

-Não. Não estou me sentindo bem.

E a cirurgia de hérnia?

-Foi tudo bem.

Tem dormido com dificuldade...?

-Não durmo há três dias...

[Um frei do convento aqui de Rio Branco que está com Paolino no Apartamento do hospital me disse que ele passou o sábado sem dormir à noite, se sentido mal com a respiração, e não chamou ninguém].. Na manhã, seguinte, domingo, retornou ao Santa Juliana.

O senhor vai se cuidar e obedecer as ordens dos médicos?

-Vou [balança a cabeça demonstrando impaciência em estar internado]...

Nenhum comentário: