segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Sempre ela...

Já visitei o Peru tantas vezes que nem sei quantas foram. E vou continuar.

Não canso de indicar a amigos que façam o mesmo, pois o povo é maravilhoso, tem história, comida exquisita (boa) e é o país mais lindo que conheço (conheço uns 10, inclusive do Velho Mundo, e não se comparam com este Peru).

Mas esta pátria que está hoje sob um governo de esquerda precisa resolver um problema histórico: a corrupção na polícia.

Ainda estou no Norte do país. Estou sob a égide do Art 130 da CLT (lembram?)

Fui à fronteira com o Equador e voltando, pela Panamericana Norte, fui extorquido em U$ 250 (dólares).

Na ida fui parado várias vezes para checagem de documentos/habilitação e advertido uma por andar com farois apagados (aqui a Lei exige que o veículo esteja sempre com farol ligado nas rodovias).

Hoje (ontem, domingo), no entanto, foi o meu dia de vítima real dos policiais da Polícia Nacional.

Primeira barreira antes da cidade de Trujillo, capital do Departamento de Libertad.

Trujillo tem quase 800 mil habitantes...E uma estrutura comercial que Rio Branco vai suar muito ainda para chegar perto.

O guarda me pára.

-Você fez uma manobra na rotatória irregular...

Eu: Não havia sinalização adequada, mas tudo bem...Qual é o procedimento? (pelo menos uns três motoristas atrás de mim fizeram a mesma manobra que eu. Foram parados e liberados)

-Você e seu amigo (meu cunhado) desrespeitaram o artigo tal e a multa é de 483 soles para cada coche...Vocês terão que pagar amanhã (segunda) na municipalidade..(disse isso e saiu andando para próximo do colega de farda que estava na viatura. No trajeto, parou, virou-se e chamou-me. Saí do veiculo e fui até eles...Já imaginando o que eles queriam)

O segundo guarda: É. A multa terá que ser paga.

Eu: Não posso esperar até amanhã...minha mãe de 73 anos e minha filha estão comigo no carro....E não vou pagar esse valor..

-Você paga U$ 200 (dólares) para mim.

Depois de um tempo....Cedi à (extorsão) e o guarda que estava na viatura mal conseguia pegar as duas notas de U$ 100 novinhas tal era a felicidade...

Segui viagem...Antes de entrar em Trujillo, meia hora depois, outra viatura me pára.

Minha mãe desconfia e mata a charada: 'Os guardas anteriores ligaram para esses aqui da frente para avisar que você havia pago).

É verdade...Esses ficam sempre com um celuar ao ouvido...Seria combinando que carros vão atacar?

O novo guarda foi mais autêntico e re-inventou o tal seguro internacional...(é o principal argumento, quando não tem nada para comprometer o motorista)

-Você é obrigado a ter um seguro aqui no Peru...

Em seguida, o mesmo modo operandis:

O guarda se afasta do meu carro, vira-se e me chama: 'tem que me dar 150 soles'

Paguei novamente (fui extorquido, roubado, vilipendiado por policiais corruptos até os últimos fios de cabelo)

Eu digo a eles: Se vocês continuarem assim não conseguirei chegar ao Brasil...meus poucos recursos economizados vão acabar...Vocês vão continuar telefonando para a próxima viatura na estrada?

O silêncio deles foi a resposta que esperava.

Estou a caminho de Lima...Irei até à Embaixada do Brasil entregar um documento/denúncia (mesmo que seja para o vigia do prédio) contra essa violência policial nas estradas à minha pessoa. E entregarei uma reclamação/denúncia no Consulado peruano do Acre...E pedirei a devolução do meu dinheiro, que foi ganho sem roubar de ninguém.

Já me irritei muito por hoje aqui com os policiais peruanos...

Mesmo assim continuo achando que visitar o Peru é uma excelente opção de lazer e cultural para nós que vivemos no Acre.

Em tempo: a polícia peruana é a instituição mais odiada do país. E quem diz isso são os próprios peruanos, que a classificam como 'Rateros....'


Em tempo 2: nesta segunda - e daqui para frente -  toda vez que me pararem vou pedir à minha filha para filmar a conversa - e a extorsão - sem que eles vejam. Vou mostrar no You Tube como eles agem com os motoristas nas estradas.


Em tempo 3: se eu não aparecer nos próximos dias aqui pela internet...os meus amigos e família terão ideia (depois de ler esse relato) de onde poderão me encontrar.

Em tempo 4: não fiquem revoltados com Peru, o país. No Brasil, a corrupção em algumas instituições públicas está no mesmo nível, mas é dissimulada. Propina é uma instituição, infelizmente, do Continente.

Viva a América Latina!



Boa noite!
!Buenas Noches!

Nenhum comentário: