terça-feira, 4 de outubro de 2011

Não se ganha jogo de véspera

Por Robinson Braga*

Por exemplo, a situação do Paysandu, mudou do vinagre pro vinho em grande parte por algumas circunstancias, como duas vitorias nos minutos finais - contra o america (o América perdeu um gol no cara crachá)  e contra o Rio  Branco (o Rio Branco não merecia vencer) mas como diria o Nelson Rodrigues, o sobrenatural de almeida reservou as vitórias nos instantes finais.

Uma das lições é que não se ganha jogo de véspera (nunca esquecer o macaranaço de 50), ou também tabu não é pra sempre. Há varias situações do futebol muito curiosas, veja o exemplo do Cruzeiro ainda não se recuperou da derrota para o Once Caldas e está correndo o risco de ser rebaixado.

O Paysandu mereceu vencer, tem o erro da arbitragem, tem o mérito do Paysandu e tem o desempenho abaixo da média do Rio Branco. Entre a vitória anterior e esta derrota tem que o Paysandu mudou de técnico que cobrou mais dos jogadores e então adotadaram outra postura.

Do Rio Branco creio que foi tanto a história do tabu como o clima de que já estava na Série B. Acho que tem o fraco desempenho dos jogadores mas não creio que seja falta de atitude ou dedicação ou outra coisa semelhante. Sinceramente acho absurdo crucificar esse ou aquele jogador (como fizeram com o Fred e agora com o Kleber). Não vi isso, mas é preciso estar perto para ter certeza.

Bom, continuamos depois.

*Robinson Braga - professor de Economia da UFAC

Nenhum comentário: