sábado, 10 de julho de 2010


Fora de campo, Lúcio pisa na bola



Por AIRTON GONTOW

Pub no blog do Juca Kfouri


Em plena Copa do Mundo e, ainda, com a onipresença do terrível caso Bruno, quase passou em branco a declaração do capitão Lúcio na última segunda-feira, dia 5 de julho, no “Jornal Nacional” da Rede Globo.


Raro exemplo de jogador que une a raça e a técnica, atleta que, como muitos dizem, quase que obriga os companheiros a se matarem em campo tamanha a sua entrega e dedicação, o zagueiro pisou na bola ao dar uma lição de moral e patriotismo no povo brasileiro: “…o verdadeiro torcedor, o verdadeiro brasileiro tem que sentir orgulho da Seleção, tem que sentir orgulho da sua pátria, daqueles que estão representando a Seleção. Até porque torcer e amar uma seleção somente quando ganha é muito fácil”, disse o zagueiro.


Ué, mas não é justamente o amor do povo brasileiro pela derrota da Seleção Brasileira de 82 que tanto irrita Dunga e o grupo?


Não é essa uma Seleção que abdicou completamente do estilo brasileiro de jogar em prol, única e exclusivamente, do resultado, que não veio?


Não é essa uma Seleção que propositalmente fechou um grupo e impediu a entrada de novos talentos?


Se não queremos trabalhar em uma Redação que faz panelinhas e só deixa os antigos viajarem para uma Copa; se não vemos com bons olhos uma empresa ou grupo de amigos que se fecham e não permitem a entrada ou crescimento de mais ninguém; se não admiramos ou queremos no poder um partido político que inventa inimigos para criar uma falsa unidade; se não gostamos de atletas que veem os jogadores das outras equipes não como adversários, mas como inimigos…por que então deveríamos amar essa Seleção perdedora?


O povo brasileiro ama seu futebol Lúcio, mas não precisa de lição de moral ou de amor.


Nós e o mundo – amamos sim times que perderam mas conquistaram nossos corações de apaixonados por futebol, como o Brasil de 82, a Hungria de 54 e a Holanda de 74.


*Airton Gontow é jornalista e cronista.

2 comentários:

Airton Gontow disse...

Meu caro. Obrigado por publicar meu texto, postado pelo Juca Kfouri. Só um toque. Lá arrumei o final do texto..Onde se lê "mais conquistaram" o certo é "mas conquistaram", naturalmente. Se puder consertar, eu agradeço.
Abraço.
P.S - Mais tarde vou dar uma navegda pelo blog para conhecer melhor teu trabalho.

Blog do Braña disse...

De nada, Aírton. Pode enviar p/ o meu e-mail o endereço do teu blog?