domingo, 25 de abril de 2010

[Cadernos de Sena]





Andando para trás


Sena Madureira parou no tempo? Eu mesmo respondo que não só parou, mas está andando para trás, o que é bem pior do que apenas parar no tempo.


Desde setembro do 2009, a justiça eleitoral decidiu afastar o prefeito eleito sob acusação de compra de votos que até agora não foram completamente esclarecidas. O processo chegou ao TSE, lá ficou e não saiu mais.


O Tribunal Superior Eleitoral, por razões óbvias - não sabe nem onde fica Sena Madureira e, talvez isso, justifique a demora em dar um fim na agonia que a cidade e sua população vivem.


O TSE, por outro lado, claro, sabe que Sena não é Brasília. Tanto que já resolveu o problema do Distrito Federal e lá um governo interventor assumiu e ponto final. E em Sena Madureira?
Ah, Sena pode esperar, devem pensar os ministros do nosso TSE.


Afinal de contas, o que é Sena Madureira para o TSE?


A terceira cidade do Acre (não dou nem mais 5 anos para que vire a sexta, sétima, caso continue no ritmo que vai) padece. Padece de política, de política com P maiúsculo, de atenção e de união de seus moradores, que não sabem o que fazer.


Quem visita a cidade sai de lá decepcionado. Nada acontece. As pessoas de bem do município estão cabisbaixas. Não veem perspectiva de desenvolvimento. E a cidade não reage.


Não reage porque não sabe como reagir, não tem lideranças capazes de arregimentar o povo, a juventude para debater um novo rumo. Aliás, Sena sofre com a falta de um projeto de cidade. Alguém sabe dizer que projeto de cidade se discute em Sena? Vou responder: nenhum.


Estou inaugurando nesta noite de domingo Cadernos de Sena, onde vou expor minhas ideias para o município que me fez gente e que um dia imaginei que pudesse se desenvolver e virar protagonista, novamente, da história do Acre.


E a primeira providência é unir o povo e olhar para a frente! Com olhos de grandeza e sem mesquinhez a fim de superar o atraso político que insiste em dominar a cidade.

Nenhum comentário: