sexta-feira, 1 de maio de 2009

CNBB defende redução da jornada

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) divulgou ontem, durante a 47ª Assembleia Geral da entidade, realizada em Indaiatuba (SP), uma mensagem oficial para o Dia do Trabalho -que acontece amanhã.

No documento, a entidade afirma que a "queda nos juros" e a "redução de jornada de trabalho sem redução dos salários" estão entre "as aspirações do povo trabalhador" no país.

"As aspirações do povo trabalhador, por meio de suas organizações, indicam caminhos para a consolidação dos direitos, tais como: não às demissões, valorização das aposentadorias, queda nos juros e redução de jornada de trabalho se redução dos salários", diz trecho do texto.

Outros pontos citados como "aspirações do povo" são "a reforma agrária, fortalecimento da agricultura familiar e agroecológica e combate ao trabalho escravo e degradante".

No documento, intitulado "Mensagem da CNBB para o Dia do Trabalhador - 1º de Maio", os bispos dizem que a atual crise econômica mundial teve origem em três fatores principais: "sistema neoliberal globalizado, a falta de ética na economia e na regulamentação do mercado, gerando corrupção e especulação".

"A crise financeira e econômica é apenas uma parte da crise mais profunda, que é social, política, cultural, ambiental, ética e espiritual", diz outro trecho do texto.

Os bispos da Conferência afirmam ainda que a situação "corre o risco de ser agravada, caso seja aprovada a Proposta de Emenda Constitucional sobre a Reforma Tributária, do modo como está sendo apresentada" atualmente no Congresso Nacional, em Brasília.

"Ela [a proposta] atingiria o cerne do sistema de seguridade social e reduziria gravemente a proteção de mais de 36 milhões de trabalhadores aposentados e pensionistas", conclui o documento da CNBB.



fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: