quarta-feira, 26 de novembro de 2008



Galvez presente!


Galvez agora existe e todo mundo pode ver.


Custou, mas, enfim, chegou o dia em que Luiz Galvez, um espanhol que ‘descobriu’ o Acre, há um século, recebeu uma homenagem digna de sua contribuição para esta terra que o Brasil nem fazia questão que fosse sua.


A homenagem marcou a entrega do renovado e moderno prédio da Assembléia Legislativa. O ponto alto foi Galvez, o inspirador, quiçá, desse jeito contestador que todo acreano tem.


Luiz Galvez faz muita gente no Acre ainda torcer o nariz e dá de ombros para a sua importância histórica.


Os conservadores falam de um Galvez pervertido e somente adepto da boa vida. Esquecem que Galvez, já naquele tempo, era um homem culto, vindo da moderna civilização européia da época e, que, quando chegou ao Acre ajudou a formular os alicerces de uma nova sociedade, que até então inexistia como sociedade efetivamente organizada.


O reconhecimento do Poder Legislativo ao lendário Luiz Galvez é um marco na política do Acre. O presidente da Aleac, deputado Edvaldo Magalhães, bem disse no final do seu discurso para centenas de pessoas que prestigiaram o evento neste dia 26: ‘Nunca mais o Acre omitirá o nome de Galvez da sua história.’


E não omitirá mesmo.


A partir de hoje jovens que não sabiam e velhos que sabiam - e fingiam não saber - vão poder encontrar Luiz Galvez no hall da Assembléia para um acerto de contas que a história acreana agradecerá eternamente.


Viva, Galvez! Viva o Acre!



Nenhum comentário: