sábado, 26 de abril de 2008

Ponte em construção no Rio Madre de Diós


Sobre turismo


No feriado da Semana Santa, eu e minha mulher, Diana, fomos ao Peru.


Fomos a Cusco, a cidade sagrada dos Incas. Mas esse não é o assunto principal deste post.


O assunto é o turismo. Pegamos um vôo de Puerto Maldonado e, saibam, tanto de ida quanto de volta, as aeronaves estavam cheia de gringos. Pouquíssimos peruanos, e só eu e Diana de brasileiros.


Pois bem. Os gringos pegam o avião nos seus países, vão até Lima, passam uns dias em Cusco e depois vêm para a selva de Maldonado.


Nesta cidade existem os chamados 'hotéis de selva' que, diariamente, recebem estrangeiros de todas as partes do mundo.


E nós aqui no Acre, que estamos apenas 380 km de Maldonado não recebemos turistas nenhum.


Rio Branco tem média inferior a um [UM] turista estrangeiro por semana em seu aeroporto, enquanto que Puerto Maldonado, uma cidade cheia de problemas recebe dois vôos [Aero Condor e Lan Chile] diários lotados de endinheirados dos países ricos.


E nós aqui, o que estamos fazendo? Temos o mesmo verde, mas nos faltam hotéis, ditos de selva, e atrativos no meio da tão cantada - em verso e prosa - floresta.

2 comentários:

Anônimo disse...

e aquelas pousadas em seringais ali por perto de Xapuri hem? não são hoteis de selva, mas funcionam, ou pelo menos deveriam funcionar, no mesmo sentido. Se não me engano o próprio governo do estado ajudou, talvez até financeiramente, na revitalização de seringais e enfim... quero perguntar para o senhor algumas coisas:
1ª O senhor já viu uma revoada de araras multi-coloridas as margens do rio Tambopata?
2ª O senhor pode me informar o nome do secretário de turismo do Acre?
3ª O senhor sabe pra que serve o "caminho do chico mendes", o "caminho não sei de que" que atrativos turisticos tem nesses caminhos?
enfim foram só três, porém... gostaria que respondesse!
Se responder o primeiro de maneira negativa, eu entendo porque você não entende o número de turistas endinheirados que vão à Madre de Dios passar alguns dia nos tais hoteis de floresta que não passam de pousadas como aquela que tem tanta propaganda por aqui pelo Acre!
As outras são apenas curiosidades minha, se responder vai tirar muitas dúvidas de minha mente!

Thiago Gonçalves disse...

Porque não recebemos turistas nenhum??

Muito simples a resposta, porque o Peru é um dos maiores investidores turisticos do mundo´, acreditam em seu potencial!!
Há a possibilidade de fazer Turismo em qualquer lugar do planeta, temos inclusive varias cidades inimaginaveis sendo grandes receptoras de turistas, basta criatividade e lógico Iniciativa, tanto da parte privada quanto publica.
Temos enormes potenciais turisiticos por todo país, mas nós mesmo brasileiros não acordamos pra essa tremenda fonte de renda.
Quem sabe um dia... Por enquanto com figuras como Marta Suplicy na liderança, vai demorar caro amigo!