sexta-feira, 11 de abril de 2008



Horário é tradição, costume...

...História


Mudanças de horários num estado, cidade ou mesmo região não são coisas simples de ser levadas a cabo, assim, sem mais nem menos.

Não são como mudanças de roupas sujas e velhas no dia-a-dia.

Querem adiantar a hora do Acre pelo menos 1 hora para ‘encostar’ em Brasília e ficar mais fácil... Mais fácil o quê mesmo?

Eu, João Roberto Braña Bezerra, sou contra mudar o fuso horário do Acre. São 100 anos de tradição, costume, manias, história... E isso não muda de uma hora para outra.

6 horas da manhã no Acre são 6 horas da manhã e não 7 horas, como querem uns. As pessoas, os atingidos, têm o direito de opinar sobre essa intenção.

Sei que não estamos na Suécia onde, porque qualquer coisa, se realiza uma consulta popular mas, neste caso específico, o Acre tem que ter tempo para debater e depois, se for o caso, decidir sobre a mudança.

Prefiro deixar como estar. O problema do Acre não é o seu fuso horário.

Só vou dar um exemplo: neste momento, em Los Angeles, a segunda cidade norte-americana, são 2 horas a menos que o Acre, e isso porque lá, agora, está em horário de verão, pois a diferença normal é de 3 horas.

E ninguém propôs que igualasse a Nova Iorque, que é o mesmo horário de Rio Branco.

Por isso, todo cuidado é pouco na hora de mexer com os costumes de um povo.

E, se tudo que disse não vale ou basta, vou apelar para mais um argumento: adiantando o nosso horário em 1h vamos dar, de graça, 60 minutos de nossas vidas para o tempo... E que serão irrecuperáveis.

Proponho, então, um plebiscito para decidir mudar o horário no Acre. E desde já adianto o meu voto:

Voto contra a mudança. Pela manutenção do nosso horário.

Afinal, somos diferentes do Brasil em quase tudo, especialmente no horário.

4 comentários:

Anônimo disse...

Até que enfim alguem colocou uma crítica em pauta.
Desaprovo totalmente essa mudança no fuso horário do Acre e penso que a população deva se manifestar.
Não se trata apenas de "aproximar" o estado dos centros mais desenvolvidos mas sobretudo afetar a cultura local e o que é pior, não respeitar a singularidade, algo por demais precioso, de nosso estado.

Rodney Eduardo Soares Bezerra

Anônimo disse...

Sou totalmente a favor da mudança. só assim o Acre vai ter condiçoes de se desenvolver e deixará de ser conhecido como terra de Índio...

Duda Marques disse...

Prezado Brana,
encaminho abaixo materia da assessoria do senador Tiao Viana, extraida do Blog do Tiao.
Infelizmente nao encontrei o seu e-mail na pagina.
Atenciosamente,
Duda Marques
Chefe de Gabinete do
Senador Tiao Viana

Gritando gol com duas horas de atraso
11-Abr-2008
Senador explica aos vereadores que mudança no fuso horário não tem nada a ver com a mudança no horário da programação de televisão

Jales Ramos e Tião VianaEm conversa com vereadores de Rio Branco e cidades vizinhas, ontem, no auditório da prefeitura, o senador Tião Viana falou da aprovação de seu projeto que muda o fuso horário do Acre, igualando-o ao fuso de Rondônia e Manaus, ficando assim com uma hora a menos que Brasília. E lamentou que, pelo fato de seu projeto ter sido aprovado ao mesmo tempo em que houve a mudança no horário da programação das emissoras de televisão, algumas pessoas estão pensando que esta mudança se deve ao seu projeto.

“Eu luto contra a desigualdade dos horários. Como meu projeto foi aprovado ao mesmo tempo que surgiu esta confusão nos horários das tevês, estão dizendo que o meu projeto estaria criando a confusão. Pelo contrário, o meu projeto vai diminuir a confusão, porque hoje está de um jeito nesse horário louco que, quem é do Acre está gritando gol com duas horas de atraso, quem é de Manaus está gritando com uma hora de atraso e quem é de Brasília grita o gol na hora certa”.



O encontro do senador com os vereadores se deu durante a realização do curso promovido pelo seu gabinete "Processo Legislativo Municipal e Lei de Responsabilidade Fiscal". O curso é ministrado pelo especialista do Senado Federal Jales Ramos. Tião Viana explicou que seu projeto de fuso horário não alterou em nada a programação da tevê, pois ele ainda não está em vigor, o que só vai acontecer depois da sanção do presidente Lula. Tião Viana explicou que a mudança do horário da programação das emissoras de televisão é uma briga - que já dura mais de dois anos e é travada entre as emissoras e o governo federal e os ministério públicos estaduais da região - sobre o horário que uma criança ou um adolescente pode ou não assistir determinados programas

Começou em 1913

O senador explicou que até 1913, o Brasil tinha um único fuso horário. Naquele ano se adotou convenção internacional, ficando o Acre no horário GMT-5 (cinco horas a menos que o Meridiano de Greenwich, onde começa a contagem) e duas horas a menos que a hora de Brasília. Mas os critérios para escolha desse horário para o Acre,nunca ficaram bem explicados. Segundo Tião Viana, a linha de meridiano passa exatamente em cima de Rio Branco, então tanto faz uma hora a mais ou a menos, não vai interferir de maneira significativa na vida biológica das pessoas.

Exemplos: em Boca do Acre o relógio é adiantado de uma hora em relação ao Acre; em Brasiléia, o relógio marca uma hora a menos que na vizinha Cobija, na Bolívia. “Não dá para dizer que estando de um lado ou de outro do rio vai sofrer alteração” – contesta o senador. “O sentido do fuso horário é permitir que o ciclo circadiano da vida das pessoas seja correto, ou seja, eu me adapto ao nascer do sol e ao pôr do sol e minha vida de trabalho. E o Acre desde 1913, junto com alguns municípios amazonenses, sofrem com este horário. Aqui tem dia do ano que o sol nasce às 04h: 48m, enquanto em nenhum lugar do Brasil o sol nasce nesse horário. Então isso é prejuízo para a atividade biológica, pois o trabalhador tem que acordar mais cedo com a luz do sol”.

O senador explicou que no horário de verão, com três horas de diferença, quando as lojas acreanas estão começando suas atividades da tarde o comércio de São Paulo já está fechando. “Daí o comerciante não tem como mandar um fax, um e-mail, os bancos e seus clientes sofrem prejuízo extraordinário, todos esses fatores tem que ser debatidos e o Legislativo tem que estar atento a esta discussão” - disse.

O senador lembrou ainda que recebeu milhares de abaixo-assinados em apoio à sua proposta e considerou que ela deveria atrair também os ambientalistas devido à economia de energia elétrica e consequente diminuição da queima de óleo diesel.

“As pessoas vão chegar em casa mais cedo e de dia. Quando anoitecer já é mais tarde e vão ter um período menor para consumir energia. Convém lembrar que Acre e Rondônia consomem um milhão de litros de diesel por dia. Uma emissão de carbono escandalosa” - asseverou.

Assessoria de gabinete do senador Tião Viana (Flaviano Schneider)

Blog do Braña disse...

Valeu, Dudu...