sábado, 5 de janeiro de 2008



Abraão Cândido – 1ª conversa -

Dia 3 – quinta-feira. Empreendimento

Antes de sairmos de Cruzeiro do Sul fui ao novo empreendimento do empresário Abraão Cândido, o mais poderoso da região do Juruá. Ganha até do Barão Orleir Cameli.

A primeira conversa ele afirmou:

-Estou montando esta câmara frigorífica aqui em Cruzeiro com capacidade para guardar pelo menos 1000 toneladas de frangos. Estamos em fase de teste. Um húngaro contratado a peso de ouro, suponho, ajuda na instalação das máquinas que vão funcionar a câmara. O nome é Laszlo Szabo [vê se consegue pronunciar].

Isso sem falar num supermercado que ele está concluindo bem ao lado.

-Já está quase pronto. Falta somente o acabamento. A parte mais importante já foi feita.

O presidente da Assembléia Legislativa do Acre, deputado Edvaldo Magalhães, eu, e mais o fotógrafo Odair Leal entramos nas dependências do avançado empreendimento.

-É a maior câmara frigorífica do Acre e a segunda da região Norte. Tem gente que não conhece isso aqui em Cruzeiro – ressalta.

No verão passado Cruzeiro importou [a empresa de Abraão] 40 mil caixas de frango.

Abraão diz que o produto é muito caro na cidade por que não há abastecimento suficiente para a ‘regulação’ do preço.

O frango chega até Porto Velho, vindo do Paraná, e sobe para Cruzeiro de balsa pelo rio numa viagem curtinha que leva só... 28 dias.

O empresário diz que o investimento está sendo feito com recursos próprios. E no final de tudo vai custar R$ 1,5 milhão.

O homem mais rico do Juruá, que já foi motorista de táxi, emprega cerca de 200 pessoas.


Post Scriptum: texto está sendo postado hoje porque descemos o Rio juruá e hoje paramos em Eirunepé-AM. Ah, e não perca as outras duas conversas com o Abraão Cândido. Se a internet deixar ponho hoje ainda. [O assunto quente vai entrar]

Está autorizada a reprodução nos jornais de Rio Branco. Só citem fonte.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de saber quem é esse rapaz de camisa branca atrás do de camisa vermelha.Se possível obter uma foto dele de perfil. Estou acompanhando a expedição Juruá e estou fascinada com as imagens, com a fauna e a flora.
Obrigada e boa viagem.