quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Edvaldo Magalhães: ‘Democracia custa caro’

Um repórter perguntou hoje ao presidente da Aleac, deputado Edvaldo Magalhães, quanto o Poder Legislativo ‘estava gastando para fazer o Assembléia Aberta?’. Ele respondeu de duas formas: perguntando e respondendo.

-A pergunta que deveria ser feita é quanto custa a democracia. Quanto custa?...

E na segunda parte da resposta, claro, o deputado continuou respondendo:

-Custa caro. Fazer democracia entre deputados, prefeitos e agentes políticos com mandato é muito fácil. Agora fazer democracia ouvindo lideranças sem mandatos, de vários municípios de uma região é muito difícil e custa dinheiro. Não dar para pedir a um vereador de Porto Walter ou do Jordão que fique dois dias num barco ou canoa para vir participar de um evento promovido pela Assembléia. Isso é desrespeito. Ele tem que vir de avião ou de carro, se possível. O que nós estamos investindo é muito pouco para debater os nossos problemas e soluções.

E finalizou:

-Debate democrático é caro mesmo. Democracia custa esforço e recursos. A Assembléia é uma casa política. Não temos que ficar juntando dinheiro para fazer poupança ou construir coisas. Temos que fazer política. Só a política pode mudar a vida das pessoas para melhor. Vamos investir o que for necessário para garantir o exercício da democracia.

Opinião do blogueiro

Quem não quer democracia tem que propor o fechamento do Parlamento. E assumir que quer uma Ditadura.

PS: Segundo o presidente da Aleac, o investimento em todos os sete eventos Assembléia custará pouco mais de R$ 70 mil.

Nenhum comentário: