sábado, 11 de agosto de 2007

Campinas: roubo de gado é a rotina

Nem imaginamos quando o carro passa pelo lugarejo denominado Campinas, e que está subordinado ao município de Senador Guiomard, o popular Quinari.

Mas ali, em Campinas, uma quadrilha – ou várias - faz o que sabe fazer melhor no dia-a-dia: rouba gado. E o que é pior: vizinhos roubam de vizinhos.

Esta semana um amigo me contou o que está acontecendo em sua fazenda, que tem umas 300 a 500 cabeças de boi. E me contou sem desconfiar que postaria isso na internet para outras pessoas saberem.

Ele suspeita de seus vizinhos, que à noite invadem sua área de mais de 300 hectares e levam dezenas de animais de um pasto para o outro. Tudo à noite, na calada da noite.

Os animais assombrados arrebentam as cercas elétricas e se mudam sem saber para onde estão indo. No outro dia, o proprietário contabiliza o prejuízo.

Roubo de gado é coisa antiga, já ensinavam os filmes do velho faroeste norte-americano. No Acre essa prática é atual e crescente. E Campinas é a campeã nesse tipo de delito.

Esse amigo contou que levou o caso à polícia, o que é o correto. Mas ele teme que os responsáveis não tomem as providências necessárias.

Daqui desse bloguinho vou alertar às autoridades baseado nas informações que me foram repassadas na noite de sábado: em Campinas vizinhos proprietários de fazendas estão ameaçando vizinhos por conta de roubo de gado.

Esta semana esse meu amigo foi intimidado, mas não reagiu com violência. Procurou o delegado e até o secretário Antônio Monteiro, que prometeu ‘pedir empenho’ ao delegado da região.

Para encerrar: Campinas está se transformando num barril de pólvora. Roubo de gado é o esporte favorito de aventureiros e ladrões que fingem trabalhar honestamente naquele lugar.

O que acontece no interior das fazendas vítimas de roubo de gado ninguém fica sabendo, a não ser os donos, que impotentes, estão pedindo socorro à justiça e à polícia.

Antes que seja tarde demais... A lei tem que chegar a Campinas.

Nenhum comentário: